A evolução humana
ALUNO:
SÃO PAULO – 2013
SUMÁRIO
Introdução
Durante milhões de anos a Terra foi habitada por hominídeos, antepassados do Homem, que procuravam sobreviver por meio da recoleção de alimentos, da caça e da pesca – economia recoletora.
Trabalharam a pedra para obterem utensílios e armas. Descobriram o fogo, que contribuiu para alterar os seus hábitos. Da África Oriental, provável berço da Humanidade, deslocaram-se para outras regiões à procura de melhores territórios para pastos, caça e pesca. Eram nômades.
O Homem do Paleolítico manifestou preocupações estéticas (o gosto pelo belo) e sentimentos religiosos.
No Neolítico dão-se profundas alterações na vida das populações. O Homem começou a viver da agricultura e da pecuá¬ria – economia produtora. Tornou-se sedentário. Sur¬giram inovações: instrumentos de pedra polida, cerâ¬mica, cestaria e tecelagem; os primeiros aldeamentos e as sociedades estratificadas, assim como novas formas de manifestação artística e religiosa.
Hominídeos
Durante o Miocénico e o Pleistocénico (há cerca de 4 a 20 milhões de anos) ocorreram grandes alterações climáticas,tendo ocorrido um abaixamento de temperatura por toda a Terra. As grandes florestas intertropicais de África foramsubstituídas por savanas.
Admite-se que a formação de savanas foi benéfica na medida em que contribuiu para uma melhor visão dos predadores,libertação das mãos para utilização de instrumentos e procura de alimentos possibilitando a emergência dos hominídeosque evoluíram gradualmente para a bipedia. Esta importante transição era um enorme salto porque requeria oredesenhar do esqueleto e das ligações musculares.
É nesta transição, há cerca de 4 milhões de anos, que apareceram os primeiros hominídeos cuja característica principalé a bipedia.
A evidência dos hominídeos neste período é significativamente