alimentos funcionais
ALIMENTOS FUNCIONAIS
Definição de alimentos funcionais
Alimento funcional é todo alimento que, além de atuar nas funções nutricionais, produzem efeitos benéficos à saúde.
No Brasil, quem inspeciona e faz a regulamentação é a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Nacional) e a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária), pois os alimentos considerados funcionais passam por pesquisas para a autenticação.
ALGUNS ALIMENTOS FUNCIONAIS
- Damasco: Possui um antioxidante que diminui o risco de câncer, doenças cardiovasculares e ajuda no funcionamento do intestino. Os damascos secos são ainda mais nutritivos. O caroço do damasco é uma fonte nutritiva também, pois podem auxiliar na prevenção do câncer. Tem a opção do damasco fresco também.
Romã: É um antioxidante, sua cor vermelha protege contra o câncer. É um anti-inflamatório, protege o coração e baixa o nível de colesterol. Já o suco concentrado da romã pode trazer problemas gástricos.
As folhas da romã podem ser usadas na medicina contra irritação nos olhos, e o chá da casca do fruto é usada em forma de gargarejo para infecções de garganta.
Pode-se encontrar a romã em 2 cores: a vermelha e a amarela, sendo que ambas tem aroma semelhante.
Uvas: As uvas ajudam a ativar os rins (diuréticas), atua como laxante natural suave, melhorando o funcionamento do intestino. Sua casca também é importante, pois atua na prevenção cardioprotetora e auxilia no controle do colesterol.
A uva verde tem propriedades antibacterianas e antivirais. Já a uva vermelha possui alto teor de antioxidante. A uva pode ser consumida tanto in natura, como em forma de suco e vinho, (o consumo em forma de vinho deve ser moderado).
Geleia real: Possui várias substaâncias, porém a que mais se destaca é a anticancerígina e a homeoparotina, que é rejuvenescedora.
Tem ação preventiva contra casos de anemia e envelhecimento precoce. É consumida por pessoas depressivas, impotentes e astênicas