Alimentos funcionais
alimentos funcionais: COMER É O MELHOR REMÉDIO
Projeto solicitado referente à disciplina Qualidade de Vida da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR.
Prof° José Alves de Faria Filho
PONTA GROSSA
2013
1 – INTRODUÇÃO:
Não é novidade que o segredo para uma vida longa e saudável passa diretamente pela alimentação. Com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros e ao mesmo tempo o crescente aparecimento de doenças crônicas como obesidade, aterosclerose, hipertensão, osteoporose, diabetes e câncer, está havendo uma preocupação maior, por parte da população e dos órgãos públicos de saúde, com a alimentação, ela ajuda a prevenir, uma série de problemas que possamos vir a ter. Portanto, tratá-la como medicina alternativa é no mínimo aprender a utilizá-lo de maneira cada vez melhor. Obviamente não são todos os males que serão curados através de uma boa alimentação, contudo ao prevenirmos alguns desconfortos, poderemos evitar males maiores no futuro.
Hábitos alimentares adequados como o consumo de alimentos pobres em gorduras saturadas e ricos em fibras presentes em frutas, legumes, verduras e cereais integrais, juntamente com um estilo de vida, passam a ser peça chave na diminuição do risco de doenças e na promoção de qualidade de vida, desde a infância até o envelhecimento.
2 – DESENVOLVIMENTO:
O papel da alimentação equilibrada na manutenção da saúde tem despertado interesse pela comunidade científica que tem produzido inúmeros estudos com o intuito de comprovar a atuação de certos alimentos na prevenção de doenças. Na década de 80, foram estudados no Japão, alimentos que além de satisfazerem às necessidades nutricionais básicas desempenhavam efeitos fisiológicos benéficos. Após um longo período de trabalho, em 1991, a categoria de alimentos foi regulamentada recebendo a denominação de "Foods for Specified Health Use" (FOSHU). A tradução