pneumatica
Como meio de racionalização do trabalho, o ar comprimido vem encontrando, cada vez mais, campo de aplicação na indústria, assim como a água, a energia elétrica, etc.
Implantação
Derivado do termo grego πνευματικός (pneumatikos que significa “fôlego”, “alma”), a ‘pneumática é o uso de fluido pressurizado na ciência e tecnologia. Porém sabe-se que o estado da técnica não possibilitou o uso como meio de transporte efetivo, ou seja, veículos não poluentes. Da atmosfera constante de rotação.
Vantagens
1) Incremento da produção com investimento relativamente pequeno.
2) Redução dos custos operacionais. A rapidez nos movimentos pneumáticos e a libertação do operário (homem) de operações repetitivas possibilitam o aumento do ritmo de trabalho, aumento de produtividade e, portanto, um menor custo operacional.
3) Robustez dos componentes pneumáticos. A robustez inerente aos controles pneumáticos torna-os relativamente insensíveis a vibrações e golpes, permitindo que ações mecânicas do próprio processo sirvam de sinal para as diversas sequências de operação. São de fácil manutenção.
4) Facilidade de implantação. Pequenas modificações nas máquinas convencionais, aliadas à disponibilidade de ar comprimido, são os requisitos necessários para implantação dos controles pneumáticos.
5) Resistência a ambientes hostis. Poeira, atmosfera corrosiva, oscilações de temperatura, umidade, submersão em líquidos, raramente prejudicam os componentes pneumáticos, quando projetados para essa finalidade.
6) Simplicidade de manipulação. Os controles pneumáticos não necessitam de operários superespecializados para sua manipulação.
7) Segurança. Como os equipamentos pneumáticos envolvem sempre pressões moderadas, tornam-se seguros contra possíveis acidentes, quer no pessoal, quer no próprio equipamento, além de evitarem problemas de