Alimentos Funcionais
O que são alimentos funcionais? São alimentos que além de fornecerem energia para o corpo e uma nutrição adequada, produzem outros efeitos que proporcionam benefícios à saúde na redução e prevenção de doenças.
Aveia: ajuda a diminuir o LDL, melhora a prisão de ventre, evitando o câncer de intestino.
Quantidade recomendada: 3 colheres de sopa por dia de farelo de aveia.
Alho: reduz pressão arterial, protege o coração ao diminuir taxa de colesterol LDL, aumenta níveis do HDL, pode ajudar na prevenção de tumores malignos.
Quantidade recomendada: 1 dente por dia.
Azeite de Oliva: auxilia na redução de LDL, sua ingestão no lugar da margarina ou manteiga pode reduzir em até 40% risco de doenças do coração.
Use-o com pão, biscoito, inhame, aipim, cuscuz, salada, sopas.
Quantidade recomendada: 1 colher de sopa por dia.
Castanha do Pará: assim como noz, pitache e amêndoa,auxilia na prevenção de problemas cardíacos. É rica em Selênio – mineral presente em mais de 300 enzimas do organismo.
Quantidade recomendada: 1 unidade por dia.
Chá verde: auxilia na prevenção de tumores malignos além de retardar o envelhecimento, pode diminuir doenças do coração, prevenir pedras nos rins e auxiliar no tratamento da obesidade.
Quantidade recomendada: 4 a 6 xícaras por dia (evitando assim, gastrites).
Frutas e verduras: ajudam a prevenir câncer, ajuda na redução de doenças cardíacas e da pressão sanguínea, evita catarata. É a 4ª causa de morte no mundo – o baixo consumo.
Quantidade recomendada: 3 à 5 frutas e pelo menos 3 tipos de verduras diferentes por dia.
Peixes: os ricos em Ômega 3 (sardinha, salmão, atum) previnem infartos, protegem o coração, reduzem LDL e aumentam HDL. Ainda reduzem dores de atrite, melhoram a depressão e protegem contra o mal de Alzheimer.
Quantidade recomendada:180g por dia e substituindo carne.
Atenção: frituras e moquecas inativam o efeito protetor!
Soja: seu consumo regular pode diminuir níveis de