Alimentos Funcionais
Campus Rio Verde – GO
Engenharia de Alimentos
Alimentos Funcionais
Lucas Fabrício Medeiros
Rio Verde – GO, 2013.
Lucas Fabrício Medeiros
Alimentos Funcionais
Revisão bibliográfica temática apresentada ao Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde, para avaliação parcialna disciplina de Metodologia Científica, no 1º Período do curso de Engenharia de Alimentos.
Orientador: Prof. Dr. Elbo
Rio Verde – GO, 2013
Introdução
A sociedade moderna tem se tornado cada vez mais complexa, modificando os padrões de vida. As pessoas freqüentemente mostram sintomas de cansaço, depressão e irritação, ou mais comumente uma forma de estresse (KWAK et al., 2001aapud MORAES, et al., 2006). Nesse novo cenário, boa parte das mortes e doenças são causadas por maus hábitos, assim, tornou-se fundamental a necessidade de investimentos na qualidade da alimentação funcional para proporcionar uma melhor qualidade de vida e conseqüentemente um melhor envelhecimento à população, minimizando os problemas de saúde, é o que aponta um estudo da (OMS, 2007apud BASHO et al., 2010).
Os alimentos funcionais constituem como umas das mais recentes tendências do mercado de alimentos no mundo. Conforme aponta (MORAES,et al., 2006) o termo alimento funcional foi utilizado pela primeira vez no Japão, em 1985, onde indústrias passaram a enriquecer alimentos com ingredientes específicos, diferenciando-os com relação aos benefícios oferecidos à saúde, quando comparados aos alimentos nas formas tradicionais. A ausência de uma legislação que padronizasse mundialmente o termo fez com que surgissem várias denominações, como nutracêuticos, farma-alimentos e alimentos medicinais. O objetivo de estudo desse trabalho é identificar: o que são alimentos funcionais, sua utilidade para a sociedade, motivos que induzem a população a consumi-los,