38475949303
3269 palavras
14 páginas
Globalização, educação e diversidade culturalResumo: Este artigo busca analisar as relações entre Globalização, educação e diversidade cultural utilizando como método a pesquisa bibliográfica.
Palavras-chave: Globalização, educação e diversidade cultural
Abstract: This article seeks analyze relations between Globalization, education and cultural diversity as a method using a bibliographic research.
Key-Words: Globalization, education and cultural diversity
MAURO JOSÉ TEIXEIRA DESTRI
Possui graduação em ciências contábeis pela Universidade Federal Fluminense,
MBA de contabilidade empresarial e auditoria pela UCAM-CAMPOS e é Mestrando em Gestão Educativa pela Universidade Politécnica de Cuenca.
Atualmente é contador - Petróleo Brasileiro S/A. e professor da FSMA
Introdução
Os problemas da Globalização e as conseqüências e desafios que ela coloca a respeito de assuntos como a biodiversidade, a diversidade cultural e a educação, estão fundamentados na perspectiva histórica da ocidentalização do mundo, iniciada pela dominação colonial européia desde o século XV e ratificada pelo poderio norteamericano em todas as esferas, com seu poder de “disseminar cultura”. Tal dominação do etnocentrismo ocidental, amparada por uma ideologia neoliberal, abrange não só o domínio econômico-financeiro, mas também o controle da informação e das comunicações referentes às grandes empresas multinacionais, impondo, dessa forma, uma “padronização” cultural.
A Globalização tem sua limitação mais grave no feito de não possuir um modelo de sociedade viável. A educação, concebida como a transmissão de visões do mundo, de saberes e de sistema de valores, tem um enorme desafio histórico na defesa e na preservação da diversidade cultural, o que tem sido abordado em diversas esferas pelos diversos países ao redor do mundo.
Concretamente, contudo, há imensos desafios à frente para a maior parte dos países do mundo, os quais fazem parte de um processo marcado pela