Alimentos adequados
Objetivo: Identificar alimentos adequados para antes e depois da prática de atividade física.
Para manter a motivação antes, durante e depois de uma atividade física é preciso muito mais que um bom condicionamento físico. É necessária uma alimentação adequada, para suportar o esforço. É importante lembrar que a atividade física caminha com a alimentação balanceada e que só com a associação das duas é que se pode obter um bom resultado. Testes com atletas já mostraram que sob uma dieta rica em gorduras, o rendimento máximo sob estresse muscular é de 57 minutos. Quando esses mesmos atletas consumiuram uma dieta mista (normal ou habitual) o rendimento melhorou e o tempo máximo conseguido até a exasutão foi de 114 minutos. Entretanto, quando a dieta fornecida era rica em CARBOIDRATOS, os atletas conseguiram se manter na atividade física por até 167 minutos antes da exaustão. Assim uma dieta rica em carboidratos é capaz de triplicar a resistência. Sendo assim, recomenda-se seguir esse esquema de alimentação abaixo:
Antes - Uma refeição completa, seja café da manhã, almoço deve ser feita quatro horas antes da atividade física". Capriche nos pães, nas massas, nos cereais e nas frutas. Duas horas antes de entrar em campo, um sanduíche leve e um suco são ideais.
Durante - Para manter o pique e não desidratar é bom tomar água. Quem joga ou faz exercícios pesados como os triatletas, as bebidas esportivas vão bem, além de hidratar, fornecem a quantidade certa de carboidratos.
Depois - Assim que terminar a atividade física coma uma barra de cereais e, ainda um copo de água. Assim você repõe rapidamente o que gastou no exercício. E, ao ir para casa , uma salada ou uma fruta vai bem, principalmente nas duas horas após o exercícios.
Algumas regrinhas básicas para quem quer praticar exercícios:
Nunca praticar atividades físicas em jejum
Não usar suplementos nutricionais sem a orientação de um profissional