Alimentação saudável
1. Planeje com antecedência
Use uma agenda para organizar os cardápios da família com antecedência. Criar um esquema assim vai permitir o planejamento de refeições mais equilibradas porque você vai conseguir visualizar a frequência com que serve os diferentes legumes, as carnes, os pratos prontos e os feitos em casa.
2. Siga receitas
As receitas podem ser guias de planejamento, listas prontas com tudo o que você vai precisar: azeite, extrato de tomate, massas integrais etc. Quando você elabora uma listinha de compras, evita ter que correr até a loja mais próxima atrás de algum ingrediente que ficou faltando. E aí o risco em trazer outras coisinhas (inclusive engordativas) não planejadas é grande.
3. Deixe as crianças em casa
Sem a criançada, fazer compras é mais rápido. Planeje a ida ao supermercado quando elas estiverem na escola ou na aula de natação. Outra opção é deixá-las com alguém. Peça ajuda!
4. Não saia para fazer compras com fome
Comprar alimentos de estômago vazio é um perigo! Você fica sujeita a desejos súbitos e compras com impulso. O ideal é ir ao supermercado depois do almoço ou do jantar.
5. Preste atenção nas prateleiras
Às vezes, a economia está bem na nossa frente. Muitas lojas expõem as marcas caras ao nível dos olhos. Olhe para as prateleiras mais altas e mais baixas à procura dos produtos mais baratos e promoções. Mais uma dica: folheie sempre o encarte da loja.
6. Produtos: frescos x congelados
Algumas frutas e legumes podem ser congelados. Veja aqui bons exemplos: feijões, ervilhas, brócolis, cenoura, couve-flor, vagem, grãos de milho, espinafre, aspargo e mandioca. Já outros alimentos não aceitam muito bem as