Alimentação Saudável
Os atletas sempre estão precisando de energia para poderem desempenhar bem o esporte. No futebol, isso é ainda mais evidente, já que as partidas tem cerca de 1 hora e meia de duração, eles precisam estar preparados. Vejamos alguns componentes da alimentação dos jogadores de futebol.
É preciso muita força e resistência para se jogar um bom futebol, não é mesmo Ibra?
Nutrição dos atletas
A nutrição para o atleta de futebol deve ser adaptada, pois manter uma alimentação adequada durante o treinamento é uma das chaves para o sucesso nas competições. Atualmente já está claramente demonstrado que a nutrição afeta o desempenho físico e que, associado ao potencial genético e ao treinamento adequado, é um fator fundamental para o sucesso. A procura de alimentos que possibilitem um melhor desempenho, ocorre desde o princípio da existência humana, quando surgiram os primeiros “atletas”, os caçadores e guerreiros. O gasto energético na atividade física deve ser incluído no cálculo das necessidades energéticas, que levam em consideração também o metabolismo basal e a termogênese dos alimentos. Dependendo da intensidade e duração do treino a ingestão calórica necessária pode aumentar consideravelmente. As necessidades devem ser estimadas levando-se em consideração a modalidade praticada, duração e intensidade do treino.
Carboidratos
Os carboidratos da dieta de um atleta devem representar de 60% a 70% do valor energético total. Os carboidratos são fontes de energia rápida, e devem ser consumidos de maneira balanceada durante o dia, em especial algumas horas antes do treino e após o treino. As principais fontes de carboidratos são: cereais e grãos integrais, frutas, mel, aveia, arroz, pães integrais, bolos, massas, arroz, babata, mandioca, granola e outros.
Proteínas
As proteínas são essenciais para compor a massa magra muscular dos atletas, garantindo reserva de energia usada durante as competições,