Pilhas
Pilhas
INTRODUÇÃO
Com a elaboração desse trabalho, observamos a oxirredução, onde se interliga oxidação (perda de elétrons) e redução (ganho de elétrons) sempre simultâneas do mesmo, na troca de elétrons. Também sobre as pilhas, que funcionam como miniusinas, que para produzir energia precisam de metais pesados (mercúrio, chumbo e cádmio), que muitas vezes são descartadas incorretamente, sendo jogadas em lixo comum, acabam vazando penetrando no solo, assim contaminando os lençóis de água que ajudam a formar córregos e rios, chegando até os nossos alimentos e nos contagiando.
O que é uma pilha? Defina quimicamente
As pilhas são dispositivos que possuem dois eletrodos e um eletrólito onde ocorrem reações de oxirredução espontâneas que geram corrente elétricas. Toda pilha é um mecanismo em que ocorre uma reação espontânea oxirredução que gera corrente elétrica, que por sua vez, é aproveitado para fazer algum equipamento funcionar.
Esses dispositivos receberam esse nome porque a primeira pilha a ser criada foi inventada por Alessandro Volta, no ano de 1800, e era formada por discos de zinco e coberto separado por um algodão embebido em salmoura. Tal conjunto era colocado de forma intercalada, um em cima do outro, empilhando os discos e formando uma grande coluna. Como era uma pilha de discos, começou a ser chamada por esse nome.
As pilhas são formadas por dois eletrodos e um eletrólito. O eletrodo positivo é chamado de cátodo e é onde ocorre a reação de redução. Já o eletrodo negativo é o ânodo e é onde ocorre a reação de oxidação. O eletrólito é também chamado de ponte salina e é a solução condutora de íons.
Explique como uma pilha é capaz de gerar energia.
Uma pilha é essencialmente um separador de cargas. Possui dois terminais metálicos que estão permanentemente carregados, e são denominados polos positivos e negativos. Nesses polos sempre existem cargas acumuladas quer eles estejam