Alimentação para Hipertensos
CURSO DE ENFERMAGEM - 3° ANO
CAMILA APARECIDA DE ARAUJO SANDES
ALIMENTAÇÃO PARA HIPERTENSOS
Nutrição aplicada à Enfermagem – 4º Bimestre Data de entrega: 11/10/2013
SANTOS
2013
Alimentação para Hipertensos
Um dos principais fatores ambientais modificáveis para o controle e prevenção da hipertensão arterial é a alimentação. O consumo excessivo de sal e baixo o consumo de vegetais, associados ao sedentarismo, obesidade e consumo exagerado de álcool são os principais responsáveis pelo aumento da pressão arterial.
A dieta moderada e levar uma vida mais calma (evitando o stress) mostram benefícios significativos para o controle da P.A., inclusive em pacientes que fazem o uso de medicamentos anti-hipertensivos.
Prestar atenção na alimentação é fundamental
- Diminuir o sal: esta é a primeira atitude quando o assunto é baixar a pressão. Quantidade de sal na preparação de alimentos deve ser menor que 2 gramas por dia.
- Retire o saleiro da mesa na hora de comer.
- Evite as altas calorias e gorduras – evite doces, frituras e quaisquer alimentos ricos em colesterol, gordura saturada e gordura trans. Faça substituições saudáveis como trocar docinhos por frutas e refrigerantes por chás gelados. Evite o consumo de álcool também.
- Cuidado com adoçantes – além de ter muitos produtos químicos, a maioria dos adoçantes possui sacarina sódica e o ciclamato de sódio, outros nomes do velho conhecido sal.
- Restrinja o consumo de produtos industrializados: molhos prontos, sopas em pó, embutidos, conservas, enlatados, congelados, defumados, temperos prontos, salgadinhos, macarrão instantâneo, queijos gordos e linha diet. Podem ser práticos, mas são ricos em sódio. Olhe a tabela nutricional de cada alimento antes de levar para casa.
Consumir sempre
- Lembre-se dos temperos