Artigo Hipertens O
HIPERTENSOS
Ana Cristina Fernandes Teles¹
Brena Crystina de Araújo Silva¹
Érika Sousa Lima¹
Mayra Meireles Farias¹
Sillas Lucena¹
Taynah dos Santos Cavalcante¹
RESUMO
A pressão em condições normais deve estar preferivelmente próxima de 120 mmHg na pressão sistólica por 80 mmHg na pressão diastólica. A hipertensão se caracteriza por uma pressão sistólica maior que 140 mmHg e diastólica maior que 90 mmHg.
O estudo constitui-se em uma pesquisa de campo, em que o grupo composto por seis integrantes dividiu-se em duas equipes, as quais ficaram responsáveis de realizar uma investigação nas Unidades Básicas de Saúde na cidade de Tucuruí. Como a cidade é composto por várias Unidades foram escolhidas entre tantas apenas duas, Posto de Saúde da Família
(PSF) do Bairro Cohab e PSF do Bairro Santa Mônica.
A hipertensão arterial sistêmica é um fator de risco bem estabelecido para todas as doenças cardiovasculares, a prevalência da hipertensão sofre influências de uma série de fatores como idade, peso corpóreo, sexo, etnia, ingestão de sal, de álcool e posição socioeconômica. Coletou-se dados da quantidade total de hipertensos das localidades escolhidas e da condição de saúde dos entrevistados.
Diante das entrevistas que foram concretizadas, verificou-se que apesar dos hipertensos seguirem o tratamento, ainda se vê que algum efeito da doença prevalece e muitos apesar de tentarem seguir uma alimentação adequada para a doença não conseguem resistir e outros até mesmo não possuem uma condição socioeconômica para realizar essa dieta. O trabalho visou mostrar a realidade de dois pacientes selecionados com a doença.
Palavras chaves: hipertensão ,hipertensos ,entrevista ,acompanhamento.
¹ Graduandos de Enfermagem. Universidade do Estado do Pará/UEPA-Campus XIII
Tucuruí/PA.
INTRODUÇÃO
O sangue arterial, proveniente do ventrículo esquerdo é bombeado para a aorta e distribuído por um sistema de artérias e arteríolas aos tecidos do organismo, esses