Alimentacao na infancia
A alimentação é um dos factores do meio ambiente que grande influencia tem sobre a saúde e que sendo incorrecta por carência, excesso ou desequilíbrio cedo ou tarde pode surgir a doença.
A alimentação correcta com os diversos nutrientes influencia favoravelmente o crescimento somático, o desenvolvimento psicomotor e cerebral, o funcionamento dos sistemas do organismo e a defesa contra as infecções o que vai melhorar a perspectiva da vida (Silva e Pedro, 2005:7). Alimentação é a acção de fornecer ao organismo os alimentos de que precisa, sob a forma de produtos alimentares “naturais ou modificados, ou ainda, em parte, sintéticos” (Almeida, 2001:37). A alimentação é um factor que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento, no crescimento e na saúde da criança. Portanto, é importante que durante toda a infância, exista uma alimentação saudável, que satisfaça todas as necessidades da nutrição e que crie assim, hábitos alimentares saudáveis n criança para a sua vida (Coimbra e Amaral, 1991:9).
Uma alimentação saudável deve contemplar a variedade, equilíbrio, quantidade e qualidade, bem como a higiene e modos benéficos da confecção (Peres, 1994:11).
Em defesa da criança e para seu total desenvolvimento, encontram-se a OMS, UNESCO/UNICEF. Estas organizações, enunciaram oito conselhos básicos, para uma alimentação saudável e equilibrada das crianças, dos quais se salientam, o facto de o leite materno ser o melhor alimento, a necessidade de uma alimentação rica em frutas e verduras, fazer cinco a seis refeições por dia, a ingestão de suplementos alimentares após doença, com o fim de uma recuperação de peso (Valls Llobet e Ramis, 1996:9).
Deste modo, pode-se concluir que a alimentação deve ser variada e equilibrada a nível nutricional, atendendo aos factores da qualidade, quantidade, higiene e modo de confecção dos alimentos, permitindo assim, um bom desenvolvimento, crescimento, saúde e bem estar geral. Este tipo de alimentação