DISTURBIO
O comportamento alimentar é um fenômeno humano complexo e muito importante. Segundo Bernard e Trouvé (1976, apud DALGALARRONDO, 2008), o comportamento alimentar inclui as seguintesdimensões: Fisiológico-nutritiva diretamente ligada à satisfação das necessidades nutricionais; Psicodinâmica e afetiva, onde a fome e alimentação estão vinculadas a satisfação e ao prazer oral e aDimensão Relacional constituída através da relação mãe-bebê, sendo a boca o mediador dessa primeira relação interpessoal. O ato de alimentar seu filho se constitui de um valor emocional superior à atividademeramente fisiológica.
Segundo Dalgalarrondo (2008), o comportamento alimentar é produzido constantemente pelas sensações básicas de fome, sede e saciedade.
Os transtornos alimentares sãocausados por diversos fatores, dentre eles pode-se destacar o contexto sociocultural, predisposições genéticas, e vulnerabilidades biológicas e psicológicas. Os fatores se dividem classicamente empredisponentes (aumenta a chance de ter a doença: baixa autoestima, transtornos psiquiátricos, eventos adversos, socioculturais, hereditariedade), precipitantes (aparecimento dos sintomas: dieta, eventosestressores como doença, abusos e gravidez) e mantedores (determina se o transtorno será perpetuado ou não: alterações fisiológicas e psicológicas, fatores culturais) (MORGAN; NEGRAO & VECCHIATTI,2002).
O transtorno alimentar preocupa bastante pais de crianças e adolescentes, uma vez que as primeiras manifestações se apresentam na infância e adolescência. Podemos dividir as alterações docomportamento alimentar em dois grupos. Os que ocorrem precocemente na infância: a pica e o transtorno de ruminação e que representam alterações da relação da criança com a alimentação e os que aparecem maistardiamente e é formado pelos transtornos alimentares da anorexia nervosa e bulimia nervosa (APPOLINÁRIO; CLAUDINO, 2000).
INTRODUÇÃO
O comportamento alimentar é um fenômeno humano complexo e muito importante.