Alimenta O
INTRODUÇÃO
Se considerarmos um corpo metálico, carregado negativamente, apoiado em um suporte isolante. Supondo que este corpo seja ligado a terra por meio de um condutor como, por exemplo, um fio de cobre. Nestas condições, os elétrons que estão em excesso no corpo metálico escoarão para a terra através do condutor, fazendo com que aquele corpo perca sua carga negativa, passando ao estado neutro.
Se ao contrário o corpo metálico estivesse eletrizado positivamente, elétrons livres da terra passariam através do condutor até que a carga positiva do corpo metálico fosse neutralizada. Vemos portanto que, em ambos os casos, o corpo metálico eletrizado, ao ser ligado à terra por meio de um condutor, perde sua carga, tornando-se neutro.
SÍMBOLO
Observação: Se o suporte isolante que sustenta o corpo metálico fosse de vidro, este corpo poderia se descarregar mesmo que não estivesse ligado a terra pelo fio condutor. Isto ocorre porque geralmente uma camada de vapor dágua se forma sobre a superfície do vidro. esta camada sendo codutora, estabelece o contato elétrico do corpo metálico com a terra e, por isto ele se descarrega. De maneira geral, em climas úmidos (como o nosso), um corpo metálico eletrizado, mesmo apoiado por isolantes, acaba se descarregando depois de um certo tempo. Embora o ar atmosférico seja isolante a presença de umidade faz com que ele se torne condutor. Assim o corpo eletrizado perde sua carga para a terra através do ar.
ATERRAMENTO LOCAL
Muitos técnicos de redes ou de instalação de computadores não se dão conta da necessidade de se ter um bom aterramento para os computadores e periféricos.
Especialmente quando há cabos ligando mais de um prédio. Deve-se fazer uma análise cuidadosa do sistema de aterramento, assim como a execução e manutenção também devem ser feitos com atenção.
Sabemos que grande parte dos profissionais que trabalham com instalações de computadores em rede não sabem exatamente porque todos os aparelhos e periféricos