Relatorio Fisica 31 05
CURSO DE ENGENHARIA
Salvador
2013
CURSO DE ENGENHARIA
Caio llllll
Maria lllll
Experimento III
Relatório Experimental da disciplina de Física III apresentado, como requisito parcial para aprovação na disciplina, ao Professor Alan Santos, em Maio de 2013.
Salvador - Ba 2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 Tipos de erros 4
1.1.1 Erro de paralaxe 4
1.1.2 Erro de medição 5
2 OBJETIVOS 6
2.1 Objetivo geral 6
2.2 Objetivos específicos 6
3 METODOLOGIA 7
3.1 Materiais utilizados 7
3.2 Procedimentos 7
4 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS 8
4.1 Fórmula dos métodos dos mínimos quadrados 8
4.2 Equação da reta 8
4.3 Formas indiretas de comparação 9
5 COMENTÁRIOS FINAIS 12
REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
A indução eletromagnética é o fenômeno que origina a produção de uma força eletromotriz num meio ou corpo exposto a um campo magnético variável, ou bem num meio móvel exposto a um campo magnético estático. É assim que, quando o dito corpo é um condutor, produz-se uma corrente induzida. Este fenômeno foi descoberto por Michael Faraday que o expressou indicando que a magnitude da tensão induzida é proporcional à variação do fluxo magnético(Lei de Faraday).
Encontramos este conceito em componentes eletrônicos tais como os “relés”. São bobinas menores para que possamos acionar coisa maiores sem que estejamos perto suficiente para botar em rico a nossa segurança. Por exemplo, para fechar um contactor de alta tensão seu circuito de comando não precisa estar também em alta tensão. Basta um relé, onde a bobina de seu pequeno transformador seja o valor necessário para a segurança do operador do mesmo. Ao energizá-la a bobina fechara um contato por indução, e fechar o contato do contactor sem a necessidade do operador se expor a um acidente.
1.1 Tipos de erros
“A da falta de habilidade no