alimenta o coletiva
No dia primeiro de julho de 2015, foi realizada uma visita técnica à Prefeitura Municipal de Capitão Leônidas Marques, com a orientação e acompanhamento da docente Rozane Triches. A prefeitura investe bastante na criação de projetos dentro de todas as áreas do município. O projeto nos apresentados foi a alimentação escolar, que abrange a área da saúde e da educação, contribuindo para uma boa educação alimentar. A cidade dá uma atenção muito especial para a agricultura familiar, pequenos produtores que trabalham com a mão de obra familiar cultivando em um pequeno espaço, sendo que esta participa no projeto de alimentação escolar. A prefeitura e a nutricionista atuam desenvolvendo vários projetos em relação à alimentação coletiva, dentro dela, a escolar. A contribuição da nutricionista dentro desta área se dá através do planejamento, organização e nutrição. As escolas do município recebem esse auxilio dos agricultores, nos quais se beneficiam e mantém uma renda fixa. A alimentação coletiva escolar contribui para a promoção e manutenção da saúde de crianças e adolescentes, matriculados nas escolas.
ALIMENTAÇÃO COLETIVA
A nutricionista responsável pela alimentação coletiva da prefeitura é a Elisda, na visita ela nos explicou sobre a atuação do nutricionista dentro do ambiente escolar. Sua função é a divisão da alimentação escolar, fornecendo alimentos saudáveis com qualidades para todas as escolas. As escolas contam com 14 cozinheiras, nas quais são dividas em cinco escolas e dois centros de educação infantil, produzindo em média 2.396 refeições por dia.
As escolas são dividas em tempo integral, onde há 3 refeições por dia, escolas parciais que recebem 1 refeição por dia e os centros educacionais infantis recebem 4 refeições por dia. O investimento dessa alimentação coletiva se dá por meio do governo federal e municipal com a disponibilidade de verbas.
É elaborado um cardápio mensal, onde se respeita o hábito e a cultura alimentar da