UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS 1
Palavras-chave: Criança, sintoma, fantasia. O sintoma da criança,um reflexo dos pais.
Em seu primeiro atendimento, Paulo veio acompanhado de sua avó, dona Maria,com quem foi realizada a anamnese. A avó, trouxe como queixa inicial o fato de que a criança relatava constantemente em suas falas sobre morte e abandono, apresentando sintomas relacionados a dificuldades no aprendizado escolar,ansiedade, e falta do controle esfincteriano.
“A psicanálise entende o sintoma como um fenômeno subjetivo, que angustia , inibe e aparece no real como a expressão de um conflito, de um núcleo patogêno inconsciente que faz sofrer.” (CHECCHINATO,Durval Psicanálise de pais:A criança sintoma dos pais, p. 138)
Segundo Jacques Lacan (1969), “ O sintoma da criança se encontra no lugar de responder ao que há de sintomático na estrutura familiar.” Sendo assim, o sintoma aparece como o reflexo de algo problemático não só na criança, mas também no o casal parental.
Conforme os relatos da avó, a mãe e o pai de Paulo,Marta e José, tiveram um casamento conturbado. Marta sofria constantes agressões, tanto verbais, quanto físicas de José, o que ocasionou em uma separação do casal. Após o divorcio, Paulo e Marta foram morar com dona Maria.
Apesar da separação dos pais, Paulo recebia visitas constantes do