Alienação Social
A alienação é algo extremamente perigoso e nocivo que pode estar em todas as áreas de nossa vida. O conceito vem de uma ideologia onde a função principal, é o desenvolvimento da sociedade em diferentes tempos. E quando ocorre, automaticamente temos cidadãos alienados, e é nesse ponto que está o maior mal. Ela está presente na cultura, educação, política, saúde, religião, na área profissional, comercial, no trabalho, e várias outras, algumas com mais intensidade, outras menos. E dois tipos em que a alienação mais ocorre são no comércio e no trabalho.
No comércio ela pode ser traduzida literalmente como “falsidade”. Como por exemplo, a cerveja, que nas propagandas sempre mostra praia, sol, amigos, felicidade, tranqüilidade, etc. E muitos são alienados nesse ramo, pois a cerveja não traz felicidade, nem amigos, pelo contrário, muitas vezes afasta amigos e traz coisas ruins pra vida, mas não é essa parte do efeito da cerveja que passa na mídia, pois na mídia passa apenas propagandas mostrando que a cerveja é só traz coisas boas pra nós, logo a realidade passa a ser ficção e a ficção vira a realidade.
Já no trabalho, alienação, não significa apenas “loucura”, mas também como “algo transferido” ou transferência, ou seja, quando herdamos algo que nos é passado sem questionar ou verificar. As pessoas trabalham com o que não querem, escolhem suas profissões pelo salário. E como o nível de alienação nessa área é altíssimo, podemos dizer que fazem o certo, pois estão presas ao Sistema, que também é alienado.
A sociedade alienada é como um vírus, ou como uma linha de produção, o objetivo é construir seres humanos programados.
Alienação Social é tudo aquilo que nos empurram, é tudo que nos passam que nos proíbe de questionar e pensar por nos mesmos, que nos proíbe de agir com autonomia, que nos tiram a vontade própria e consciência. E já estamos tão acostumados com isso que a maioria nem percebe, ou seja, é tudo