Anomia e alienaçao social
DIVINO ALVES
ANOMIA E ALIENAÇÃO SOCIAL
ARIQUEMES
2013
FACULDADES INTEGRADAS DE ARIQUEMES
DIVINO ALVES
ANOMIA E ALIENAÇÃO SOCIAL
Artigo apresentado como requisito para obtenção da nota parcial do 2º bimestre da disciplina de sociologia das Faculdades Integradas de Ariquemes – FIAR.
Orientador:
Profº. Aparecido Labadessa.
Ariquemes 2013
INTRODUÇÃO
A anomia e a alienação social vêm tentando descrever alguns comportamentos de certos indivíduos dentro da sociedade onde algumas pessoas tem demonstram alguns comportamentos adversos as regras impostas pela sociedade em que vivemos comportamentos que no principio é adquirido pelo individuo e com o passar do tempo esse individuo acaba repassando para outras pessoas ao seu redor, e com e através desse comportamento pode afetar uma sociedade inteira.
ANOMIA
A anomia refere-se aos problemas de controle em um determinado sistema social. Os valores geralmente estão ausentes e quando estes valores aparecem geralmente, estão em conflito e os indivíduos não estão adequadamente socializados às diretrizes culturais, portanto podemos considerar também que a anomia pode ser, a perda de efetividade ou o desmoronamento das normas e dos valores vigentes em uma sociedade, como consequência do seu rápido e acelerado desenvolvimento econômico e de suas profundas alterações sociais. De acordo com sociólogo francês Emile Durkheim mesmo evitando conceitos psicológicos, ele acreditava que o egoísmo, a competição insaciável e a ausência de sentido e de objetivos poderiam ser apontadas como as reações prováveis dos indivíduos que vivem em uma sociedade anômica, na qual os obstáculos estão no funcionamento ordenado da sociedade.
ALIENAÇÃO SOCIAL
Já a alienação representa um problema de legitimidade do controle social ou uma suposta ignorância individual acerca dos problemas que envolvem a sociedade,