Resenha crítica
ANOMIA E ALIENAÇÃO SOCIAL
ALUNO: VICTOR GONDIM MATTOZINHOS
FACULDADES INTEGRADAS DE ARIQUEMES
Victor Gondim Mattozinhos.
Anomia e Alienação Social
Resenha crítica apresentada como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Sociologia, 5° período do curso de Administração das Faculdades Integradas de Ariquemes – FIAR.
Orientador:Prof. Aparecido Labadessa
Ariquemes 2013 Anomia e Alienação Social segundo Marx e Durkheim
Para Marx e Durkheim, alienação e anomia não são definições simples, seja no nível psicológico, seja no nível sociológico. Como conceitos, são teorias sociais completas, que explicam o comportamento diante de certas condições sociais.
A anomia, considerada fora de qualquer contexto social particular, refere-se aos problemas de controle social em um determinado sistema social. Os valores estão ausentes ou se surgem, estão em conflito e os indivíduos não estão adequadamente socializados às diretrizes culturais, portanto, a coerção cultural se mostra ineficaz.
Já a alienação representa um problema de legitimidade do controle social, é um problema de poder, expresso no ato da dominação, dimensão ausente na perspectiva da anomia. A alienação volta-se para a hierarquia do controle dentro do próprio contexto social, onde as condições sociais tornam o indivíduo separado da sociedade, sendo esta uma extensão do próprio indivíduo, personificada na atividade pessoal de cada ator social.
Segundo a concepção de Durkheim, o conceito de anomia expressa a crise, a perda de efetividade ou o desmoronamento das normas e dos valores vigentes em uma sociedade, como consequência do seu rápido e acelerado desenvolvimento econômico e de suas profundas alterações sociais que debilitam a consciência coletiva, entendida como uma espécie de