Alienação Parental
SHEILA FLORES
ALIENAÇÃO PARENTAL E A SINDROME DA ALIENAÇÃO PARENTAL
ASSIS, 2014.
SHEILA FLORES
ALIENAÇÃO PARENTAL E A SINDROME DA ALIENAÇÃO PARENTAL
Trabalho para conhecimento e aprendizado, apresentado à disciplina de Psicologia Jurídica do 1º semestre de 2014, do Curso de Direito da UNIP Universidade Paulista. Professor: Dr. Luiz Fernando Rocha
ASSIS, 2014.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 CONCEITUAÇÃO DA ALIENAÇÃO PARENTAL 5
3 ESPÉCIES, TIPOS E NORMATIZAÇÃO DA ALIENAÇÃO PARENTAL 7
4 AS JURISPRUDENCIAS EM CASOS DE ALIENAÇÃO PARENTAL 9
5 DIFERENCIAÇÃO ENTRE ALIENAÇÃO PARENTAL E A SINDROME DA ALIENAÇÃO PARENTAL 12
6 HISTÓRICO E EVOLUÇÃO DA ESTRUTURA FAMILIAR 13
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
8 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 17
Conceitos, espécies, tipos, jurisprudência, normatização, opinião ou considerações finais, bibliografia, introdução, falar sobre os tópicos
A ALIENAÇÃO PARENTAL E A SINDROME DA ALIENAÇÃO PARENTAL
INTRODUÇÃO
As separações conjugais já de longa data causam preocupação na sociedade como um todo, na medida em que este fato tem seus reflexos diretamente sobre as crianças, adolescente ou jovens frutos da finda relação.
Da frustração possivelmente causada pela separação, surge no cônjuge que se sentiu prejudicado e que por conta disso ou de uma traição desenvolve sentimentos de vingança, o comportamento que chamamos de Alienação Parental.
Muitas vezes a parte alienante é quem ficou com a guarda dos filhos, ou é quem ficou responsável por eles em caso de serem maiores, no entanto o desejo marcante na alienação parental é o de destruir o relacionamento entre os filhos e o outro cônjuge, fazendo com que este sofra e sem se dar conta de que na verdade os alienados também sofrem.
Segundo Guilhermano, isso ocorre porque, muitas vezes, essas separações