Alienação Mor al
Você aceita tudo que vê nos meios de comunicação ou checa mais de uma fonte sobre um tema importante, compara informações e elabora uma opinião própria sobre o que vê? Se fizer isso, você é um leitor crítico. Se não, está agindo exatamente como os outros esperam que seja: um receptor passivo, uma repetidora, que retransmite informações sem o mínimo de criticidade.
Vamos parar e analisar a quantidade de informações que compartilhamos no Facebook E OUTRAS REDES SOCIAIS, para citar outro exemplo: quantas daquelas mensagens realmente merecem ser repassadas todos os dias? Você já retuitou ou compartilhou algo só porque duas centenas de pessoas já o fizeram?
O que espero dos que virão depois de nós - e penso muito nos meus alunos e nos filhos deles ao dizer isso - é mais do que esperança: é a fé de que serão atentos ao mundo em que caminhamos. Andar sobre um terreno desconhecido é como atravessar um campo minado: você não sabe onde as surpresas desagradáveis se escondem e vai precisar de um pouco mais do que sorte para cruzar o lugar.
Ter prévio conhecimento dos caminhos tomados e de onde queremos chegar é uma obrigação nossa para com quem lutou, foi preso ou morreu no passado, defendendo o nosso direito à liberdade e à Verdade - que, a meu ver, é cruelmente desrespeitada pela chamada Gestão da Percepção.
A conduta massificada nos mostra claramente que somos induzidos pela mídia isso éuma fato, pela moda que vai e volta, pela vaidade e renovações de produtos paramanter essa vaidade. A internet, televisão, revistas faz com que nós sejamosinfluenciados de alguma maneira.Se um corte de cabelo é lançado na mídia, a grande maioria adere o corte, porque nãoquer ficar para trás, e pessoas que não costumam aderir nada que a moda opõe sãochamadas de pessoas ultrapassadas. E esses meios de comunicações interferem simna maneira de pensarmos e agirmos e tem uma grande influência em nosso guardaroupa.Quando as pessoas procuram se libertar do