Alianças estratégicas
Por Daniel Gustavo C. Coulomb
A melhor relação custo/benefício para você fazer negócios
Por definição, uma Aliança Estratégica Comercial, é a união circunstancial de dois (ou mais) sócios, onde uma das partes aporta os produtos/serviços e a outra parte seu mercado de clientes e de relacionamentos com o objetivo concreto mediante uma parceria, de gerar novos negócios com benefícios de ganhos para ambas as partes.
As Alianças Estratégicas a que nos vamos referir são acordos entre duas ou mais partes para usufruir empreendimentos em comum, consideradas como as mais poderosas técnicas de marketing para fazer negócios. Têm sido catalisadoras de transações comerciais milionárias ao redor do mundo e responsáveis também pela criação de riqueza para milhares de organizações.
O importante das Alianças Estratégicas é que, ao concretizar uma operação comercial, ganham todas as partes intervenientes nesse empreendimento específico, de forma equilibrada. Outras das grandes qualidades das Alianças Estratégicas é a comprovada capacidade de realizar transações de grande porte na internet, a partir de valores de investimentos irrisórios ou quase nulos.
OPÇÃO I
Este é o caso mais utilizado e consiste no seguinte: uma parte pretende realizar ações comerciais junto a um determinado mercado-alvo para a venda de seus produtos/serviços (OPS- Oferecedor dos Produtos ou Serviços), acessando-o através de um aliado estratégico ou parceiro que possui clientes/ex-clientes/candidatos nesse mercado (OLC- Oferecedor da Lista de Clientes). O OLC enviará uma carta ou e-mail a seus clientes com seu próprio endosso e recomendação, apresentando os produtos/serviços de OPS.
Esta é uma forma de negócios simples e direta, em que uma parte (OLC) contribui com seu prestigio, boa vontade, confiabilidade, credibilidade, conhecimento e relacionamentos chave em determinado mercado, auferindo uma comissão ou percentual dos valores tratados. A outra parte (OPS) contribui com os