Algumas Causas de Extinção
O Conceito Biológico de Espécie (BSC) afirma que uma espécie é um grupo de populações naturais intercruzantes, isoladas reprodutivamente de outros grupos (Mayr 1942) este conceito fundamenta-se na suposição de que populações reprodutivamente isoladas alcançaram tal patamar de divergência evolutiva na medida em que seus membros não reconhecem os indivíduos de outras populações como parceiros sexuais.
2- Existe um consenso em relação ao conceito de espécie? Porque?
Não, pois a norma utilizada BSC não propõe critérios objetivos para verificar se duas populações que não entram em contado são co-especificas ou não, também podem ser consideradas subespécies as populações que possam se hibridizar, há também um claro risco de se agrupar espécies com base em caracteres plesiomórficos.
3- Qual a problemática do conceito de espécies em relação ao das espécies de aves existentes no Brasil?
A adoção e a perpetuação do BSC entre os ornitólogos é um dos principais impedimentos para que a diversidade de aves brasileiras seja adequadamente reconhecida, pois a determinação de um táxon como espécies ou subespécies é arbitraria, permeada por meras opiniões e não um processo objetivo, onde diferentes pesquisadores chegaram à mesma conclusão conduzidos pelos dados disponíveis e independentes dos seus próprios preconceitos.
A aplicação de conceitos mais objetivos, como o PSC certamente levará a um aumento no número de espécies de aves, especialmente no Brasil onde vários táxons alopátricos diagnosticáveis já estão ocultos sob nomes sbuespecificos. A aplicação de conceitos filogenéticos resultaria em um enorme aumento no número de espécies ameaçadas e alternaria conceitos como áreas de endenizmo como corrente mente conhecidas.
Algumas Causas de Extinção
Com o avanço tecnológico e o aumento populacional grandes áreas estão sendo devastadas diariamente, para cobrir a intensa demanda de alimentos, minerais