Qualidade de Vida
Esta pesquisa possui como tema principal a “A Qualidade de Vida no Trabalho”.
Abrange o empenho organizacional, e as necessidades dos colaboradores e o estresse que o trabalho pode proporcionar na vida das pessoas.
Nas organizações existem variáveis, em termos de motivação, reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa. Entre tais variáveis, abordaremos também questões de necessidades humanas vinculadas a satisfação do colaborador.
Este estudo tem como objetivo, analisar alguns aspectos na vida dos colaboradores que menos estressados são mais felizes no ambiente de trabalho.
Primeiramente, falaremos da origem e conceito de QVT.
Após, feita uma análise do estresse versus qualidade de vida dos colaboradores.
E para concluir destacaremos como as organizações podem através de Programas de Bem estar, proporcionar um ambiente feliz e saudável para os colaboradores.
Para isso, recorreu-se a uma pesquisa bibliográfica baseada em material publicado em fontes impressas e digitais, considerando nessa escolha, sites científicos e universitários, bem como base de dados reconhecida nacionalmente.
ORIGEM E CONCEITO
Em 1950 com o surgimento da abordagem sócio técnica, originou se a qualidade de vida no trabalho. Na década de 60, iniciativa na busca de melhorias na organização do trabalho, envolvendo cientistas sociais, lideres sindicais, empresários e governantes, a fim de diminuir aspectos negativos na saúde e bem estar dos colaboradores.
Segundo CHIAVENATO, ao lado da higiene e segurança do ponto de vista físico e ambiental o lado do bem estar psicológico e social.
O termo Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) foi cunhado por Louis Davis ³ na década de 1970 quando desenvolvia um projeto sobre desenho de cargos. Para ele, conceito de QVT, refere-se à preocupação com o bem estar geral e a saúde dos colaboradores no desempenho de suas atividades.
O conceito de QVT implica em profundo respeito às pessoas. Para alcançar níveis elevados de qualidade e