Empreendedorismo O Plano de Negócios ..doc
O Plano de Negócios:
É a parte fundamental do processo Empreendedor.
Empreendedores precisam saber planejar suas ações e delinear as estratégias da empresa a ser criada ou em crescimento. A principal utilização do plano de negócios é a de prover uma ferramenta de gestão para o planejamento e desenvolvimento inicial de uma start-up.
No Brasil foi no setor de software que começou a popularizar o uso do plano de negócios com os empreendedores brasileiros, por meio de Programa Softex, de incentivo á exportação de software nacional, criado no início da década de 1990. A explosão da Internet, no final do ano de 1990 e início de 2000, e o Programa Brasil Empreendedor, do Governo Federal, propiciam a disseminação do termo plano de negócios em todo o país.
O plano de negócios é muito mais que isso, podendo ser considerado uma ferramenta de gestão com múltiplas aplicações.
Mesmo nos Estados Unidos, país referência em empreendedorismo e criação de pequenas empresas de sucesso, a mortalidade das chamadas start-ups também é alta, chegando a índices próximos aos do caso brasileiro, acima de 50% em algumas áreas de negócio.
No caso do Brasileiro, uma pesquisa realizada pelo Sebrae-SP com empresas criadas no período de 1997 a 2001 e que foi divulgada no final de 2003 revela que os fatores de mortalidade das empresas nacionais não são muito diferentes.
O que se aconselha aos empreendedores é a capacitação gerencial contínua, a aplicação dos conceitos teóricos para que adquiram a experiência necessária, e a disciplina no planejamento periódico das ações que devem ser implementadas na empresa. Existe uma importante ação que somente o próprio empreendedor pode e deve fazer pelo seu empreendimento: planejar, planejar e planejar.
No entanto, é notória a falta de cultura de planejamento do brasileiro, que por outro lado é sempre admirado por sua criatividade e persistência. Deve-se transformar o sonho em ações concretas, reais, mensuráveis.
Poucos empresários