Algebra
François Viète foi um francês que tinha como pai Étienne Viète um advogado, nasceu em 1540 em fontenay-le-Conte oeste da França cerca de 50 km a leste da cidade costeira de La Rochelle, e veio a falecer em 13 de dezembro de 1603 quando tinha a idade de 63 anos.
Ele primeiramente tinha a intenção de ser um advogado, fez curso de direito e quando terminou começou a exercer sua profissão em sua terra natal. Porém só ficou 4 anos nessa profissão, provavelmente descontente abandonou a profissão de advogado e se tornou membro do parlamento da Bretanha em Rennes. Viète também após a posse de Henrique IV se tornou o conselheiro do rei, profissão que levou com sigo até a sua morte.
Ele tinha muito afeto pela álgebra tanto que ficou conhecido com “o pai da álgebra”. Apesar de todo se conhecimento em álgebra é também considerado se não o melhor um dos melhores especialistas em cifras (tudo isso no final do século XVI), seu primeiro feito foi descobrir um código espanhol que tinha mais de 500 caracteres, naquela altura a França estava em guerra com a Espanha e ele ajudou a França nessa batalha decifrando os códigos dos soldados espanhóis. Com isso em uma dessas decodificações adotou as vogais para as incógnitas e consoantes para alguns dos poucos números que já eram conhecidos naquela época, ao saber dessas técnicas de álgebra ele criou formulas gráficas e inventou a trigonometria para resolver questões de 3° e 4° graus.
Por ser a primeira pessoa a adotar essas formulas e a simplificar essas equações trigonométricas, abrindo caminho para grandes cientistas como Newton entre outros, atualmente é considerado por muitos (todos) da matemática como percursor da geometria analítica. Seu principal teorema é o de co-seno.
Também com todo esse histórico envolveu-se com em uma disputa, pois ele não aceitava as formas do calendário e queria que elas fossem alteradas. Ainda envolveu-se em uma em uma “briga” com Joseph Justus Scaliger, não aceitou os