Administração
1. Problema de pesquisa e objetivo do estudo
Problema de Pesquisa: O caixa ótimo seria aquele que balancearia a relação risco versus rentabilidade. A empresa não pode abster-se de manter dinheiro em caixa, pois ela poderia perder negócios e não conseguir realizar suas operações. Por outro lado, quantias excessivas em caixa fariam com que a rentabilidade da empresa caísse, uma vez que tal dinheiro poderia ser investido em outras atividades produtivas.
Objetivo do Estudo:
Analisar as flutuações decorrentes de entradas e saídas de caixa em uma empresa simulada e a consequente importância da postura pró-ativa do gerente financeiro sobre quanto manter de dinheiro em caixa.
2. Referencial teórico
---Conceito 1: modelo de gestão
Capital de giro líquido demonstra a capacidade da empresa de cumprir com suas obrigações no curto prazo, ou seja, quanto maior o capital de giro líquido (ativo circulante - passivo circulante), menor o risco da empresa. Vale ressaltar que na administração do capital de giro tem se o trade-off rentabilidade e risco.
---Conceito 2: casos de sucesso e fracasso
Caso de sucesso: empresa Medtronic em que as renegociações de contratos permitiram que a empresa colocasse parte do dinheiro economizado em seu caixa, abrindo espaço para que investimentos fossem feitos em outras áreas com o dinheiro que anteriormente seria usado no caixa.
Casos de sucesso: empresas Parmalat e Vigor que tiveram grandes dificuldades na gestão do capital de giro, podendo ser caracterizado pelas consequentes tomadas de empréstimos de curto prazo para o financiamento do giro de suas atividades operacionais.
---Conceito 3: sustentabilidade, política e cidadania
Dentro de uma empresa, a área de finanças não deve ser vista como algo isolado. É importante que haja integração desta com todas as demais áreas, inclusive com aquelas relacionadas às atividades sociais da empresa. Dada