Micronutrientes
Elementos ou compostos orgânicos essenciais na alimentação, necessários em apenas pequenas quantidades para que ocorram os processos fisiológicos normais,tais como as vitaminas e os minerais,tendo funções especificas indispensáveis ao bom funcionamento do organismo.
0São micronutrientes - boro (B); cloro (Cl), ferro (Fe), manganês (Mn), molibdênio (Mo), cobre (Cu) e zinco (Zn). ferro: é um dos componentes da hemoglobina dos glóbulos vermelhos. É essencial para o transporte de oxigênio para o corpo. Apesar de suas exigências serem pequenas é muito importante o consumo de alimentos fonte, lembrando que as mulheres necessitam, em média, duas vezes mais ferro na dieta do que os homens. É um mineral amplamente distribuído entre fontes animais e vegetais, mas existem diferenças na disponibilidade de ambos. O ferro de origem animal, conhecido como ferro-heme, é absorvido de forma mais fácil que o ferro não-heme. O não-heme depende da presença na dieta da vitamina C para uma melhor absorção.
Carência: quantidade reduzida de oxigênio para os tecidos, anemia, fadiga.
Excesso: é tóxico em grandes quantidades; provoca distúrbios gastrintestinais.
Fontes: carnes, miúdos, gema de ovos, leguminosas e cereais integrais. Zinco: é vital para o crescimento e desenvolvimento do organismo. Regula o desenvolvimento sexual, a produção de insulina, o sistema imune e ação antioxidante.Carência: não é comum em jovens, mas acontece em idosos. Afeta o crescimento normal, deprime o sistema imunológico, baixa a libido, reduz a produção de esperma, perda do paladar e do olfato.Excesso: reduz a absorção e quantidade de cobre no organismo.Fontes: carnes, frutos do mar, ovos, leguminosas e castanhas |
Cobre: é necessário para a formação da hemoglobina e de enzimas que participam do metabolismo do