Algebra
Fatores de Riscos:
Dentre os principais fatores de risco para AVC estão: a idade avançada, hipertensão arterial (pressão alta), tabagismo, diabetes, colesterol elevado, acidente isquêmico transitório (AIT) prévio, estenose da válvula atrioventricular e fibrilação atrial.
Tipos de AVC * Isquêmico: entupimento dos vasos que levam sangue ao cérebro * Hemorrágico: rompimento do vaso provocando sangramento no cérebro.
O AVCI, ou derrame cerebral isquêmico, acontece quando há uma redução do suprimento de sangue para uma parte do cérebro, ocasionando diminuição no seu funcionamento. Podendo afetar artérias grandes ou pequenas no cérebro, sem o fornecimento de sangue adequado, as células naquela área do cérebro deixam de funcionar e morrem rapidamente.
As doenças vasculares cerebrais, como derrame, acidente vascular cerebral e doença cerebrovascular, são as mais frequentes entre todas as doenças neurológicas e respondem por cerca de 50% das internações neurológicas em enfermarias de adultos.
Existem dois tipos de derrame isquêmico: * Trombótico * Embólico
O acidente vascular cerebral menos comum presente em cerca de 20% dos casos, mas não menos grave. Ocorre pela ruptura de um vaso sanguíneo intracraniano. O sangue em contato com o parênquima nervoso tem ação irritativa. Além disso, a inflamação e o efeito de massa ou pressão exercida pelo coágulo de sangue no tecido nervoso prejudicam e degeneram o cérebro e a função cerebral.
Sintomas dos acidentes isquêmicos e hemorrágicos
* Diminuição ou perda súbita da força na face, braço ou perna de um lado do corpo * Alteração súbita da sensibilidade com sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo * Perda súbita de visão num olho ou nos dois