Algarismos Significativos
Na humanidade, sempre houve a necessidade de obter determinadas medidas que possibilitariam a execução de determinados trabalhos. Ao analisarmos nosso dia a dia como estudantes de engenharia, é até mesmo pessoas de outros ramos, podemos notar como vivemos cercados de elementos que podem se medidos, as dimensões de um terreno, de uma casa, de um móvel, de um cômodo, como também de espessuras de variadas peças.
Com o passar dos anos e o avanço da tecnologia, tornou-se mais frequente a necessidade de obter medidas cada vez mais precisas. Para isso foram desenvolvidos instrumentos cada vez mais sofisticados, acompanhados de alta tecnologia e consequentemente de custos mais elevados.
Algarismos Significativos
Sabemos que a medida de uma grandeza física depende de instrumentos de medidas. O exato valor da medida de uma grandeza, por melhor que sejam nossos instrumentos, não nos é acessível. Conhecemos, apenas, o valor experimental que é seu valor mais provável.
No valor que expressa à magnitude de uma grandeza através de uma unidade de medida, os algarismos conhecidos com certeza mais o algarismo duvidoso são denominados de algarismos significativos. O algarismo duvidoso sempre estará na casa decimal em que está o limite do erro do aparelho de medida utilizado.
Se à esquerda de um número houver zeros, estes zeros não são algarismos significativos. Nos números que não tem vírgula decimal, os zeros podem ou não ser significativos. Para eliminar possíveis duvidas, adota-se a convenção de incluir uma vírgula decimal se os zeros forem significativos. Assim, 100, têm três algarismos significativos, enquanto 100 só tem um. Escreve-se em notação cientifica 1,00 × 102 (com três algarismos significativos) ou 1 × 102 (comum algarismo significativo).
Algarismos significativos e massas atômicas: ao observar uma tabela periódica, verifica-se que as massas atômicas de alguns elementos têm mais algarismos significativos que outros.