Rastreabilidade
Propriedade do resultado de uma medição ou do valor de um padrão estar relacionado a referências estabelecidas, geralmente a padrões nacionais ou internacionais, através de uma cadeia contínua de comparações, todas tendo incertezas estabelecidas.
4.1 Sistema de Rastreabilidade:
Os instrumentos devem ser calibrados contra equipamentos que tenha uma relação válida conhecida com padrão nacional ou internacional reconhecido e quando não existir tal padrão a base utilizada para calibração é documentada em procedimento.
4.2 Cadeia de Rastreabilidade:
Cadeia de rastreabilidade é um conjunto ininterrupto de comparações que asseguram que o resultado duma medição ou o valor de um padrão, se relaciona com as referências de nível mais elevado, terminando no nível do padrão primário.
5 - Padrão:
Para que o valor da medida materializada, ou indicado pelo SMP, possa ser adotado como valor verdadeiro convencional (VVC), é necessário que seus erros sejam sensivelmente menores que os erros esperados no SMC. Tecnologicamente quanto menores os erros do padrão melhor. Economicamente, quanto menores os erros do padrão, mais caro este é. Procurando buscar o equilíbrio técnico-econômico, adota-se como padrão um elemento que, nas condições de calibração e para cada ponto de calibração, apresente incerteza não superior a um décimo da incerteza esperada para o sistema de medição calibrar.
5.1 Padrões de medida:
Padrão Internacional: Padrão reconhecido por um acordo internacional para servir, internacionalmente, como base para estabelecer valores a outros padrões da grandeza a que se refere.
5.2 Padrões Associados:
Padrão de Referência: Padrão, geralmente tendo a mais alta qualidade metrológica disponível em um dado local ou em uma dada organização, a partir do qual as medições lá executadas são derivadas;
Padrão Primário: Padrão que é designado ou amplamente reconhecido como tendo as mais altas qualidades metrológicas e cujo valor é aceito sem referência