Algarismos Significativos
CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA – CCN
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE QUIMICA GERAL E TECNOLÓGICA
TURMA: ENGENHARIA MECÂNICA - 2014.1
PROF.: LUIZ ALVES MARINHO
ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS
TERESINA – PI
INTRODUÇÃO
Nas ciências naturais e nas engenharias a medição de grandezas físicas é feita com base em padrões ou gabaritos que servem como unidades de medida fundamentais dos sistemas de medição utilizados, porém é necessário observar que não há medição perfeita havendo sempre um grau de precisão em cada medida, sendo que quanto mais precisa, mais difícil se torna o processo de medição e menor a incerteza da medida final.
Em geral diminui-se a incerteza calculando-se a média de várias medições do objeto medido, dada por: x̅ = ( x₁ + x₂ + x₃ + ... + xn ) / n (1)
O resultado encontrado deve ser descrito em algarismos e deve ser escrito com a quantidade de algarismos significativos adequado, tal quantidade dependerá do grau de precisão do instrumento usado na medição, sendo que o último algarismo do número que tem algum significado corresponde a um dígito incerto que é uma fração da menor divisão da escala.
Um problema a ser considerado é a definição da quantidade de algarismos significativos em valores calculados, este problema é resolvido por meio de regras envolvendo as incertezas absolutas e relativas dos valores envolvidos no cálculo. Em operações de soma e subtração o último algarismo significativo é igual à do componente com maior incerteza absoluta e em operações de multiplicação e divisão o último algarismo significativo é igual à do componente com maior incerteza relativa.
Após a escolha adequada dos números significativos, é necessário o arredondamento correto da medida e tal é baseado no primeiro algarismo não significativo, se este for maior que 5 (cinco) o último