Alfred marshall
&
Suas teorias
Etec Osasco II
Economia e Mercado
Professora Nelza Flores
Contabilidade Tarde
1° Módulo
Arildo Bedin Barroso. N° 3
Bruno Miranda. N° 4
Gustavo de Lima. N° 16
Jaqueline Lima. N° 21
José Jakson. N° 22
Alfred Marshall
Alfred Marshall foi um grande economista de seu tempo, e é lembrado ate os dias de hoje, por suas teorias marcantes no campo da Economia.
Biografia
Alfred Marshall nasceu em Bermondsey, um subúrbio de Londres, em 26 de julho de 1842. Filho de William Marshall e Rebeca Oliver. Seu pai era um caixa do Banco da Inglaterra, de caráter tirânico, cresceu no bairro londrino de Clapham. Embora tenha sido desencorajado pelo pai a se dedicar à matemática, por ser irrelevante para o clero, que o pai escolhera para carreira do filho, Marshall estudou em Cambridge, onde se dedicou à matemática, à física e, posteriormente, à economia. Casou-se em 1877 com uma antiga aluna, Mary Paley, que se tornou professora de economia e sua ativa colaboradora intelectual. Morreu em Cambridge, aos 81 anos, no dia 13 de julho de 1924.
"Não será provavelmente um bom economista quem não é nada mais do que isso." Alfred Marshall.
Principais contribuições de Marshall
Fica muito difícil reduzir a extraordinária contribuição de Marshall num texto com as características destes das Iscas Intelectuais.
Economia X Economia Política
Todos os textos de Economia anteriores a Marshall referem-se à matéria tratando-a de "economia política" (political economy). Marshall, embora se opusesse ao conceito de homo economicus, por considerá-lo excessivamente simplificador, e procure considerar o indivíduo enquanto agente econômico sempre inserido num determinado contexto sociocultural, abandonou essa denominação e passou a se utilizar da expressão "economia" (economics).
Introduziu o nome Economics em substituição ao anterior Political economy, para designar o novo estilo de se fazer ciência