Alfred marshall
Nasceu em Londres em 1842, tornou-se um dos maiores pensadores da ciência econômica foi marcado pela situação de sua época, pós revolução industrial, presenciou de perto os impactos positivos e negativos do sistema capitalista de produção. Baseado em seus estudos sobre esse cenário, aprimorou a ciência economica incluindo novas abordagens aos modelos utilizados.
Estudou em Cambrige onde também atuou como professor, entre sua formação estão a matemática, física e economia. Seu interesse pela economia nasceu da preocupação com questões sociais como a pobreza proveniente da má distribuição de renda, conseqüências da primeira era industrial. De acordo com ele a solução fundamental dos problemas sociais está na educação da população, idéia difundida até os dias de hoje.
Tornou-se um dos principais criadores da teoria do equilíbrio econômico parcial, unificando as teorias clássicas que atribuíam à oferta a determinação dos valores dos produtos, enquanto a teoria marginalista atribuía à demanda o mesmo papel. Marshall aprofundou seus conhecimentos em seu livro Princípios da Economia onde teve como base o estudo da escola Neoclássica ou Marginalista, passando a considerar que os preços são determinados ao mesmo tempo por fatores de custos e de demanda. Dentre as suas teorias, uma delas A Teoria do Valor foi analisada em seu livro fundamentando sua base no fato de nada ter valor próprio, ou seja, as coisas não têm valor, os indivíduos é que dão valor ás coisas mediante as suas próprias necessidades e a sua quantidade, pois quanto maior for a quantidade menor será o valor das coisas e quanto menor for a quantidade maior será o valor das coisas. De acordo com os estudos de Marshall um dos grandes problemas econômicos que enfrentamos é a escassez, não podemos ter tudo o que desejamos. Mesmo tendo recursos materiais abundantes, o tempo seria escasso para que pudéssemos usufruir sujeitando-nos a escolha. Na economia é utilizado três perguntas para