Ética
O termo ético deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para eu haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém seja prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.
A ética é construída por uma sociedade com bases nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.
Códigos de ética
Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa cientifica pode ser ético. Em outro país, essa atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada bioética.
A ética em ambientes específicos
Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética profissional (trabalho), ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.
Ética e sua aplicação na prática da vida
A ética aplicada será possível, quando passar da ação individual para a coletiva, porque ela se fundamenta na orientação de diferentes âmbitos da vida social, política, econômica empresas, medicinas, engenharia genética, tratando as pessoas como fins em si mesmos e não como simples meios, mas como diálogos que devem ajudar os diferentes tipos de atividades, levando em conta suas próprias exigências morais.
E como fazer no âmbito político?
O atual cenário da política brasileira está a mercê ao ver de modelos não éticos, bem como nem sempre aplicam as leis sugeridas, deveriam sim ser o exemplo de virtudes, mas alguns deles que