Alfabetização
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
CURSO: PEDAGOGIA – MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DISCIPLINA: Práticas Pedagógicas , Alfabetização e Letramento.
PROFESSORAS:- Ercilia A. T. de Paula e Marcia Cristina A. da Silva
ACADÊMICOS(AS)_Sandra Maria Gigante de Freitas RA 65963 ( Turma A) Vilma Gouveia Lisbôa RA 66341 ( Turma B)
PRIMEIRA ATIVIDADE
1- Explique os quatro momentos explicitados por Mortatti 2004, sobre os métodos de alfabetização no Brasil.
1º Momento:- A metodização do Ensino da Leitura, que utiliza o Método da Marcha Sintética (da parte para o todo), o da soletração ( parte do nome das letras, alfabético), Fônico ( parte do som que corresponde às letras, e o da silabação( emissão de sons, partindo das sílabas). Utiliza a caligrafia e ortografia, com exercícios focados na cópia, ditados e formação de frases, com ênfase no desenho correto da letra. Em 1880 surge o “ método João de Deus” cujo foco esta na leitura pela palavra e depois a análise da fonética.
2º Momento:- A Institucionalização do Método Analítico, que enfoca o ensino da leitura do todo para depois se focar na análise de suas partes. Um reconhecimento global e mais rápido da palavra, frase ou texto. Tendo a apreensão de que o aluno possa utilizar o recurso da memorização caso não haja a orientação do professor. O mesmo passou a ser considerado uma nova bússola para o ensino da leitura e escrita que envolvia as habilidades visuais, auditivas e motoras da criança.
3º Momento:- A Alfabetização sob Medida, definida pela miscigenação dos métodos analítico e sintético. Foco subordinado à maturação psicológica da criança a quem vai se ensinar, vai da escola nova até a ditadura. Cartilhas baseadas nesse método misto ou eclético, acompanhada do manual do professor. Para que houvesse o ensino da escrita e leitura, necessitava-se um período preparatório, com