alfabetização
APRESENTAÇÃO
O trabalho de relato de experiência de práticas pedagógicas no 1º ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Dr. Arnaldo Estevão de Figueiredo, tendo como objetivo, mostrar a minha prática pedagógica Professora Marina Conceição Teixeira da Silva, onde através dos momentos em sala de aula diariamente no ensino de matemática tive a oportunidade de ensinar meus alunos através de jogos para melhor facilitar a aprendizagem dos mesmos apartir da formação continuada do Pacto Nacional pela alfabetização a Idade Certa, agora em matemática sobre orientação da professora Claudia Solange Alzeman da Silva.
Palavra chave: Jogos, Alfabetização matemática e Lúdica.
INTRODUÇÃO
Na Escola Municipal Dr. Arnaldo Estevão de Figueiredo em que eu atuo no período matutino com 20 alunos no 1º ano do ensino fundamental, estou tendo a oportunidade de colocar em minhas práticas pedagógicas o jogo para o ensino da matemática.
De acordo com Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Liane Teresinha Wendling Roos e Regina Ehlers Batheelt: em sala de aula, por meio de atividades que requerem ações de classificação, os alunos podem ampliar seu vocabulário, interagindo com outros para falar e comunicar-se sobre as coisas do mundo que as palavras ajudam a designar. Os aprendizes podem rever primeiras impressões sobre esses seres ou objetos, suas idéias particulares, opiniões, concepções, levantar hipóteses e testá-las.
Classificar as coisas, por meio de jogos e brincadeiras e decidir onde agir, seguindo regras pré-estabelecidas, está presente na vida dos alunos e produz condições para que interajam e resolvam problemas, no sentido de tomarem decisões a respeito da formação de agrupamentos. Classificar é um importante ato de significação pelo qual os alunos podem compreender e organizar o mundo à sua volta. No intuito de ensinar, respeitando, valorizando