alfabetização
Ser alfabetizado é saber ler e escrever, é descobrir o mundo de uma diferente e poder buscar respostas para suas próprias dúvidas e participar da sociedade de uma maneira especial.É algo mágico, saber lidar com os problemas e saber resolve-los com mais clareza.
Vai além de saber ler e escrever a pessoa tem entendimento daquilo que ela tá lendo e escrevendo, mesmo que não esteja conseguindo atingir todas as normas ortográficas gramaticais,mas ela tem entendimento daquilo que leu e escreveu e outras pessoas conseguem ter o mesmo entendimento, mesmo que contenha erros, ainda assim ela está alfabetizada.
Resumindo a alfatização é um processo contínuo, sempre evoluindo cada vez mais para aprendizagem no dia-a-dia.
Já dizia Paulo Freire (2001) que aprender a ler e a escrever é aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto numa relação dinâmica vinculando linguagem e realidade e ser alfabetizado é tornar-se capaz de usar a leitura e a escrita como meio de tomar consciência da realidade e de transformá-la.
PROPOSTAS
1 - Ler para a criança pequena tem muitos benefícios e, num ambiente alfabetizador, é a primeira exigência a ser feita, pois é por meio de pais e professores que a criança passa a ter contato com a língua escrita. "Quando a mãe lê uma história para a criança, ela é leitora junto com a mãe". Leia com frequência para seu filho: gibis, revistas, contos de fadas... Leia mais de uma vez o mesmo livro, pois isso é importante para a criança começar a recontar aquela história depois, no papel de leitora, inclusive passando as páginas do livro corretamente.
2 - Num ambiente alfabetizador, é importante que a família chame a criança, desde muito cedo, para