Alfabetização
A Importância do Processo de Alfabetização Construtivista na Educação.
Projeto de Pesquisa apresentado à Mirella Villa de Araújo Tucunduva da Fonseca do Centro Universitário Anhanguera Educacional.
Orientador: Mirella Villa de Araújo Tucunduva da Fonseca
Araçoiaba da Serra, São Paulo.
Junho/2012
RESUMO
O objetivo principal deste trabalho é demonstrar o quanto é necessário o desenvolvimento das práticas de alfabetização, com procedimentos que vão desde o respeito dos níveis de escrita da criança até as intervenções realizadas pelos educadores. Abordaremos aqui aspectos como concepções das crianças, letramento e suas aplicações no cotidiano institucional, e demonstrar a necessidade que há dos educadores resgatarem a importância de ensinar o aspecto funcional da escrita de modo a modificar suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, é imprescindível que se crie condições que permitam aos educadores ampliar suas possibilidades de criação, onde o prazer da leitura e da escrita seja uma realidade para cada criança.
PALAVRAS-CHAVE: Linguagem; Níveis de Alfabetização; Intervenções.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho trata do processo de alfabetização na Educação Infantil dentro de uma proposta construtivista, sendo esta, uma linha que não possui um modelo pronto, mas baseia-se na construção progressiva do conhecimento que de maneira alguma é visto como algo terminado. Observando o processo desenvolvimento da linguagem, classificou-se aqui os níveis e hipóteses infantis, para que se possa compreender como se dá a alfabetização e as distinções que envolvem a questão da assimilação e da aprendizagem da escrita.
Fundamentando a leitura e a escrita na Educação Infantil, a seguinte abordagem reconhece no contexto onde a criança está inserida, muitos fatores que influem nesse processo. O aluno, muito além da