Alfabetização x Letramento
No processo de aprendizado e desenvolvimento deste aprendizado alguns termos são importantes para a nossa compreensão.
A alfabetização é aquele processo inicial onde crianças são submetidas nos primeiros passos e contato com as letras. Elas aprendem a utilizar o alfabeto e compreender seu significado e interpretação. Mas a alfabetização também poderá ser de pessoas adultas.
Já o letramento parece ter uma função mais ampla e embora possível é quase evidente que o letramento depende sim da alfabetização. Contudo, como visto abaixo há exceções.
Veja as definições e diferenças entre alfabetização e letramento:
Alfabetização
Em termos gerais entende-se por alfabetização o ensino/aprendizagem das letras que constituem o alfabeto e as diversas maneiras de utilizá-las, isto é, como por meio das letras do alfabeto poderá se comunicar com a sociedade em geral, sendo considerado o processo de fator fundamental para a comunicação. Afirma-se ainda que seja com a alfabetização que a população foi e continua sendo capaz de criar e compreender a gramática e as transformações pelas quais ela sofre, um individuo alfabetizado é capaz de realizar diversas atividades, por exemplo, ele conseguirá ler, compreender, criticar, interpretar entre outras funções que a alfabetização lhes permite realizar.
A alfabetização habilita o individuo a desenvolver diferentes métodos de aprendizagem da sua língua podendo então compreender com mais facilidade e também se comunicar e expressar com maior clareza, proporcionando uma maior interação social em que ocorrerá uma transmissão de diferentes conhecimentos e culturas de acordo com cada individuo. Ser alfabetizado significa ser um cidadão ativo no crescimento social em todos os aspectos.
Letramento
Entende-se por letramento o processo em que o individuo é visto em atividade desenvolvendo suas habilidades de escrita e leitura com perfeição ou ao menos com bastante facilidade, um indivíduo letrado é capaz de associar