ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
A construção da base alfabética e a apropriação dos conhecimentos sobre a leitura estão no rol das atuais pesquisas educacionais que buscam contribuir para um ensino de qualidade, apresentando qualitativamente oportunidades para que os alunos se apropriem destes objetos de conhecimento e então sejam inseridos na comunidade escritores e leitora.
Um dos principais temas que norteia os trabalhos dessas pesquisas está na demonstração de como a criança aprende a ler e a escrever dentro de processos de ensino fundamentados numa prática pedagógica eficiente e que condiz com a realidade do educando.
Acompanhar o desenvolvimento do aluno é dever da escola. Contudo, nas Escolas, o termo alfabetização e letramento compreende - dentro de uma proposta construtivista de trabalho -, uma ação pedagógica que pode contribuir para o avanço do aluno ao estágio seguinte se bem estruturada dentro de um plano de ação organizado pela equipe escolar.]
O problema de pesquisa representa o conteúdo deste estudo, a partir da seguinte pergunta: Qual o sentido da prática lúdica dentro da ação de ensinar a ler e a escrever?
O professor deve também conhecer quem são seus alunos e a realidade de cada um deles; conhecer a filosofia da escola e seu projeto político pedagógico – se neste documento estão previstas atividades interativas a partir da utilização dos jogos como ferramentas para alfabetização e letramento.
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA
A maior parte das crianças em idade para serem alfabetizadas também devem participar de atividades que trabalhem todo o seu cognitivo: por exemplo, os lados: esquerdo e direito do cérebro, para que habilidades e competências também possam ser ampliadas.
Se a criança começa então a apresentar certas dificuldades na escola, é importante que o professor transforme sua prática em detrimento deste aluno para que possa atingir o cerne do problema e intervir para que a aprendizagem esteja