alfabetização e letramento
Letramento_ a palavra e o conceito
A professora Magda Soares diz que :
" Na verdade, a palavra letramento é uma tradução para o português da palavra inglesa literacy" que pode ser traduzida como "a condição de ser letrado" ( pag 35).
Ser letrado é viver na condição ou estado de quem sabe ler e escrever (tendo a palavra letrado, neste caso, sentido diferente da que tem em português_ versado em letras, erudito).
Letramento é o estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como conseqüência de ter-se apropriado da escrita e de suas práticas sociais.
Letramento e alfabetização
Segundo a autora, ter aprendido a ler e a escrever, é diferente de ter-se apropriado da escrita.
Aprender a ler e escrever significa adquirir uma tecnologia, a de codificar em língua escrita e de decodificar a língua escrita. É resultado da alfabetização, definida como ação de ensinar a ler e escrever.
Apropriar-se da escrita é tornar a escrita "própria", ou seja, é assumi-la como sua "propriedade". É resultado do letramento, definido como ação de ensinar e aprender as práticas sociais de leitura e de escrita.
Um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado; alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; letrado é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que responde adequadamente às demandas sociais da leitura e da escrita.
Letramento é, portanto, para a autora, "muito mais que alfabetização".
Comentário
Durante as últimas décadas, ganhou foros de verdade inquestionável a afirmativa de que "alfabetização é um processo que se realiza ao longo de toda a vida".
Sempre me opus a essa afirmativa, porque ela conduzia, necessariamente, à confusão entre alfabetização e aquisição de níveis diferentes e mais complexos de leitura e escrita, com sérias e graves conseqüências para a educação.
Por um lado, contribuía para desviar os professores alfabetizadores do seu verdadeiro papel