Alfabetização e Letramento na Terceira Idade
Curso: Licenciatura em Letras Português/Inglês
Polo: UNISM
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo analisar o cenário da alfabetização da Terceira Idade no Brasil, pois os dados sobre analfabetismo são ainda hoje em dia alarmantes. Mostraremos a conceituação de letramento, bem como de alfabetização e suas relações, e algumas reflexões sobre o papel do educador hoje e como ele deve conduzir seu trabalho educativo de modo a ter mais sucesso nessa prática, de modo que os alfabetizandos não sejam incluídos da sociedade em que estão inseridos por não saberem decifrar e fazer uso do código linguístico.
Palavras-chave: Alfabetização, Letramento, Terceira Idade
Introdução
Apesar das ações promovidas pelos órgãos educacionais com relação à superação do fenômeno do analfabetismo no Brasil, Nóbrega et al. (2004) aposta que:
dados alarmantes a respeito deste problema, que se torna ainda mais grave quando nos damos conta de que vivemos numa sociedade letrada, na qual aqueles que não reconhecem os códigos da linguagem escrita estão inevitavelmente marginalizados na dinâmica das relações sociais e excluídos deste contexto por não saberem decifrar e fazer uso do código linguístico.
Numa perspectiva conscientizadora, Nóbrega et al. (2004) almejam que os educandos compreendessem a importância da língua no seu contexto sócio-cultural, identificando a função social da escrita e da leitura, porque nem sempre saber ler e escrever garante ao indivíduo autonomia e participação civil, é necessário promover o encontro entre processo educativo e realidade social dos alunos na medida em que se incentiva a reflexão crítica perante o mundo e se aproveita o potencial linguístico prévio do educando na aprendizagem.
O cenário apresentado no