Educação no Brasil EAD
1 - A METODIZAÇÃO DO ENSINO DA LEITURA
A – Período Histórico
Iniciou-se em 1876 à 1890, o grande processo de metodização do ensino da leitura, e ao passar do tempo foi enfraquecendo levando a alfabetização a decadência escolar.
B – Método de Alfabetização utilizado nesse período.
Sob o método sintético e com o agrupamento de junções de letras em silabas, de silabas em palavras, finalizando assim a alfabetização à frase ao texto formando outras palavras
C – atividades de alfabetização empregadas.
As práticas das atividades eram sob orientação da cartilha para alfabetizar as crianças, no sistema piagentina, método que atribuiu conhecimentos na leitura e escrita, não só da época, mas até os dias atuais em algumas concepções volta-se olhares para esse método.
D – Atuação do professor.
Era sob domínio do conhecimento que é alfabetização e sua transposição didática.
2 - A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO MÉTODO ANALÍTICO
A - Período Histórico
Na década de 1890 até meados de 1920, instituiu-se a urgência de alfabetização nacional brasileira, qual tomou em muitas discussões para a formação de mestres com o direcionamento do método analítico, envolvendo artigos, revistas e cartilhas, tais escritores eram normalistas da época.
B - Método de Alfabetização utilizado nesse período.
Método analítico, qual tinha obrigatoriedade em todas as escolas Paulistas, qual perpetuo até as reformas de Sampaio Dória de 1920.
C - atividades de alfabetização empregadas.
Focava no ensino de leitura sob o ensino da escrita na atividade de caligrafia, que apropriava ao treino.
D - Atuação do professor.
A atuação do professor centrava-se em classificação do aluno pelo nível de conhecimento do mesmo, atuando com o ensino simultâneo, na racionalização curricular na ordenação dos conteúdos escolares do espaço escolar.
3 – A ALFABETIZAÇÃO SOB MEDIDA
A - Período Histórico
No final da