contexto historico
Esta década foi caracterizada por um dos primeiros saltos tecnológicos no campo dos transportes, como o desenvolvimento da aviação e do automóvel. Foi também o início da chamada arte moderna com os movimentos culturais pós-romantismo.
Na década de 1900 também foi formada a Commonwealth e o Japão foi pela primeira vez reconhecido como potência mundial, após a Guerra Russo-Japonesa.
Em Portugal, mais precisamente em 1908, ocorreram alguns movimentos revolucionários que mudaram o país, culminando no assassinato do Rei D. Carlos Ie do Principe Real Luís Filipe no Regicídio de 1908, que contribuíram para ainstituição da República, já na década seguinte.
A década de 1910 Nesta época ocorreu a Primeira Guerra Mundial, o naufrágio do navioTitanic (em 1912) e o início da Revolução Russa, que instituiria o comunismo naquele país.
Nesta época também se iniciou a popularização do rádio como mídia de massa e também do automóvel como meio de transporte, com a indústria na época dominada pela Ford.
Foi também uma época de alta secularização na Europa, ao mesmo tempo que vários movimentos filosóficos e religiosos como o Pentecostalismo(Fundação das duas maiores igrejas pentecostais do Brasil: Congregação Cristã no Brasil e Assembleia de Deus) e o Esoterismo (Teosofia, Antroposofia, Rosacrucianismo, etc.) cresciam na América. Cresciam também os movimentos artísticos modernistas, especialmente na pintura (cubismo, dadaísmo) e na música (dodecafonismo, jazz).
A década de 1920
Os EUA eram ainda uma das maiores do mundo - prosperidade essa que teve uma forte queda em 1929 com a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque. A Europa, simultaneamente, sofria as consequências daPrimeira Guerra Mundial, que viria permitir a ascensão do Nazismo, liderado por Hitler, após a Crise de 29, o surgimento do Fascismoitaliano e ainda o Salazarismo em Portugal.
Também surgiram movimentos de arte como o dadaísmo, de Marcel Duchamp e osurrealismo, de Salvador Dalí.
No