Contexto historico
O resumo apresentado a seguir é uma tentativa de indicar alguns marcos importantes nesta história. Foram citados apenas aqueles eventos que nos parecem mais significativos; muitos outros podem ser encontrados na literatura especializada. Os fatos apresentados referem-se apenas à construção de máquinas digitais, pois desde a antigüidade foram desenvolvidos também vários dispositivos analógicos, incluindo a régua de cálculo, astrolábios, integradores e diferenciadores, com aplicações à astronomia, à navegação e outros. Tampouco foram citadas outras contribuições indiretas como os trabalhos teóricos de George Boole ou Alan Turing. As referências mais importantes consultadas neste levantamento histórico são as de Rosen [34], Goldstine [18] e Randell [32,33].
. 100 d.C.: Herão de Alexandria descreve duas idéias: ligação de rodas dentadas de maneira a realizar a operação de ``vai um," e utilização de cilindros rotatórios com pinos e cordas para controlar seqüências de ações de outros mecanismos.
1624-1694: Máquinas calculadoras de Wilhelm Schickard (Alemanha), Blaise Pascal (França) e Gottfried Leibnitz (Alemanha).
1790-1801: Controle de teares por meio de cartões perfurados, de Joseph Marie Jacquard (França).
1822-1853: Projeto e desenvolvimento da máquina de diferenças de Charles Babbage (Grã Bretanha) que nunca foi terminado. Máquina de diferenças mais simples de Pehr Georg Scheutz e Edvard Scheutz (Suécia).
1833-1910: Projeto e desenvolvimento da máquina analítica de Charles Babbage, com controle por cartões perfurados, incluindo as idéias de controle condicional e iterações (não terminado). Continuação