Alfabetização tecnológica do professor
INTRODUÇÃO
As idéias expostas neste artigo são baseadas na dificuldade que a atual sociedade necessita para acompanhar os avanços tecnológicos que surgem continuamente. Os inúmeros meios de comunicação que as novas tecnologias oferecem têm produzido alterações sociais que preocupam os profissionais da educação, senão que um dos fatores relevantes é a questão de que a escola e o professor não conseguem acompanhar o ritmo acelerado da tecnologia.
Assim, a proposta é levar o profissional ao domínio e interpretação das mudanças que acontecem na sociedade do conhecimento, de sorte que, no decorrer deste estudo serão expostos sugestões que contribuirão para que os professores, ampliem e melhorem suas práticas educativas, maximizando sua qualidade, e, além disso, demonstrar-se-á os benefícios que a tecnologia educacional, aliada aos educadores, traz para que o processo de ensino-aprendizagem aconteça de modo eficaz.
1 ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA DO PROFESSOR
Desde o começo da humanidade o homem procura facilitar sua vida. E tal processo é chamado de tecnologia, isto é, a busca de melhoria que o homem produz e reproduz para sua sobrevivência. O desenvolvimento tecnológico vem crescendo aceleradamente desde a Segunda Guerra Mundial, onde os objetivos eram expandir a tecnologia na tentativa de aumentar e diversificar a produção de armas, cada vez mais poderosas para serem utilizada na destruição das cidades e na busca de informações, a partir daí, a tecnologia começou a servir de interesses políticos e econômicos, refletindo grandes transformações na sociedade.
A infinita capacidade de criação tecnológica impõe novos desafios a toda humanidade. Pode-se caracterizar os século XXI, como o século da sociedade do conhecimento e da informação. A partir daí, inicia-se uma discussão sobre os rumos que se pode tomar para inserir-se nesta sociedade de informações.
Conforme Marques ( 2006, p. 104), “a tecnologia não é